28 de agosto de 2006

Será tudo arte ?


Depois de uma viagem a Inglaterra onde tive a oportunidade de visitar o Tate Modern em Londres, um museu de arte moderna, começei (mais uma vez) a divagar sobre o significado da arte. Por coincidência (ou não) estava a ler um livro que começava com o seguinte texto :

"Ama a arte, mais que a mim. Este é um afecto que nunca te faltará, nao será afligido pela doença nem pela morte. Adora a ideia. É a única que é verdadeira, porque é eterna. Agora nós amamo-nos, talvez nos venhamos a amar ainda mais, mas quem sabe? Chegará o dia em que talvez nem dos nossos rostos nos lembremos."
Gustave Flaubert
Claro que resolvida a questão do significado da arte tive que reflectir sobre o que é arte. Algumas das "obras de arte" que vi no Tate eu nao considerei arte, achei-as simples demais, obvias demais . Mas se a arte é algo eterno, verdadeiro, uma ideia que podemos amar e que nunca nos faltará, pergunto-me se o simples cubo de madeira que eu vi no Tate exposto como arte não será realmente arte ? Apesar de ao ver aquela obra ter tecido o seguinte comentário "se isto é arte então tudo é arte, até os moveis que tenho em casa". Na altura não pensei que ao brincar poderia estar a dizer uma grande verdade.
Não será tudo arte ?

2 comentários:

Anónimo disse...

Vês como eu tenho sempre (....) razão?

Joao Marques Vidal disse...

dada