5 de fevereiro de 2006

Deus existe ?



"A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. Ele é a emoção fundamental que se acha no berço da verdadeira arte e da verdadeira ciência. Quem não sabe disso e já não consegue surpreender-se, já não sabe maravilhar-se, está praticamente morto e tem os olhos embotados. Foi a experiência do mistério - mesclada com a do medo - que gerou a religião. Saber da existência de algo em que não podemos penetrar, perceber uma razão mais profunda e mais radiante beleza, que só nos são acessíveis à mente em suas formas mais primitivas, esse saber e essa emoção constituem a verdadeira religiosidade. Nesse sentido, e apenas nele, sou um homem profundamente religioso. Não consigo conceber um Deus que premie e castigue suas criaturas, ou que tenha uma vontade semelhante à que experimentamos em nós."
Albert Einstein
Descrever, definir, classificar são actos racionais que exigem conceitos claros e precisos. Resta saber se será possivel descrever, definir e classificar um fenomeno tao complexo como a religião.
A religião é um fenomeno universal. Desde o aparecimento do homem na Terra até à actualidade, desde as sociedades mais primitivas até às sociedades industrializadas as pessoas manifestam crenças, atitudes, rituais e práticas.
Inicialmente a cultura grega recorria aos deuses para explicar os fenomenos que nao compreendiam, ou seja, recorrendo ao mito. Mas os gregos assim como tiveram a necessidade de explicar o universo atraves do mito mais tarde precisaram de a explicar de uma forma mais credivel, pelos seus proprios meios, utilizando a razao.
Nao podemos procurar perceber a religiao atraves da razao, pois a religiao existe para explicar tudo aquilo que nao compreendemos. A crença em Deus é uma questao de fé e nao de uso inteligente da razao pois se existissem dados suficientes para afirmar que Deus existe nao haveria necessidade de fé pois nesse caso saberiamos que Deus existe.
Na minha opiniao a ciência pode explicar todo o universo, mas nós ainda nao podemos explicar toda a ciência.
Todos precisamos de acreditar em algo... uns na religiao outros na ciência.. serao dois conceitos assim tao diferentes ?

Quero saber pensar !


Imagina que um dia uma pessoa se aproxima de ti e em vez de te perguntar que horas sao ou onde fica uma rua pergunta-te com a maior naturalidade "Importas-te de me dizer se sabes pensar?"
Imagina, com a maior realidade que puderes, que essa pessoa te pede que a ajudes a pensar, excatamente com a mesma naturalidade com que te pediria o troco de uma nota de 10 euros.
Imagina que te faziam essa pergunta assim, na rua.
O que é que responderias ?
Já alguma vez pensaste nisso ?
Provavelmente nao, muito poucas pessoas perderam um minuto da sua vida a pensar nisso. Mas toda gente perdeu muito mais que um minuto, que uma hora, que uma noite de sono por nao saber pensar, por nao saber racicionar.
Já ouvi muita gente a dizer que queria ser rico, ter um telemovel novo, etc. mas nunca ouvi ninguem dizer "quero saber pensar". É pena...

2 de fevereiro de 2006

Existe a Verdade ?


















A verdade
Intuitivamente, de repente
Se compreenderia, sem dúvida,
Por todos; o universo não contém
Esta verdade. Porque pois buscar
Sistemas vãos de vãs filosofias,
Religiões, seitas, voz de pensadores,
Se o erro é a condição da nossa vida,
A única certeza da exitência?
Assim cheguei a isto: tudo é erro,
Da verdade há apenas uma ideia
À qual nao corresponde relidade.
Crer é morrer; pensar é duvidar.
A crença é o sono e o sonho do intelecto
Cansado, exausto, que a sonhar obtém
Efeitos lúcidos do engano fácil
Que antepôs a si mesmo, mais sentido,
Mais visto que o usual do seu pensar.
A fé é isto: o pensamento
A querer enganar-se eternamente,
Fraco no engano, e assim no desengano,
Quer na ilusão quer na desilusão.

Fernando Pessoa


O que é a verdade? Quantas vezes já acreditamos em coisas que mais tarde descobrimos serem bem diferentes daquilo que pensávamos? Quantas vezes a "ciência" provou-nos por meio de estudos científicos que certas coisas seriam improváveis e até impossíveis de acontecer e afinal aconteceram?
Por exemplo na década de 30 um notável físico provou através de cálculos físicos e matemáticos que era impossível existir uma televisão a cores, ou um artigo publicado na revista "The WestingHouse Engineer" no final da década de 50 onde utilizando-se todo o conhecimento adquirido até a época e com base em cálculos físicos e matemáticos, foi provado que um computador jamais superaria a impressionante marca de 1MHz de velocidade de processamento.
Será a verdade assim tao importante? Ensinaram-nos desde pequeninos que vale sempre a pena dizer a verdade, que compensa... Mas será isto verdade ? Passamos toda a nossa vida preocupados com a verdade, 'Será verdade que aquela pessoa gosta de mim ?' 'É verdade que Deus existe ?' 'É verdade que se nos esforçarmos muito alcançamos tudo o que queremos?'.. A verdade é que não sei a resposta a nenhuma destas questões e talvez nunca venha a saber.. mas tambem é verdade que vou pensar nelas , provavelmente, o resto da vida.

Bem .. tambem é verdade que eu tenho uma grande pancada xD

*