5 de fevereiro de 2006

Deus existe ?



"A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. Ele é a emoção fundamental que se acha no berço da verdadeira arte e da verdadeira ciência. Quem não sabe disso e já não consegue surpreender-se, já não sabe maravilhar-se, está praticamente morto e tem os olhos embotados. Foi a experiência do mistério - mesclada com a do medo - que gerou a religião. Saber da existência de algo em que não podemos penetrar, perceber uma razão mais profunda e mais radiante beleza, que só nos são acessíveis à mente em suas formas mais primitivas, esse saber e essa emoção constituem a verdadeira religiosidade. Nesse sentido, e apenas nele, sou um homem profundamente religioso. Não consigo conceber um Deus que premie e castigue suas criaturas, ou que tenha uma vontade semelhante à que experimentamos em nós."
Albert Einstein
Descrever, definir, classificar são actos racionais que exigem conceitos claros e precisos. Resta saber se será possivel descrever, definir e classificar um fenomeno tao complexo como a religião.
A religião é um fenomeno universal. Desde o aparecimento do homem na Terra até à actualidade, desde as sociedades mais primitivas até às sociedades industrializadas as pessoas manifestam crenças, atitudes, rituais e práticas.
Inicialmente a cultura grega recorria aos deuses para explicar os fenomenos que nao compreendiam, ou seja, recorrendo ao mito. Mas os gregos assim como tiveram a necessidade de explicar o universo atraves do mito mais tarde precisaram de a explicar de uma forma mais credivel, pelos seus proprios meios, utilizando a razao.
Nao podemos procurar perceber a religiao atraves da razao, pois a religiao existe para explicar tudo aquilo que nao compreendemos. A crença em Deus é uma questao de fé e nao de uso inteligente da razao pois se existissem dados suficientes para afirmar que Deus existe nao haveria necessidade de fé pois nesse caso saberiamos que Deus existe.
Na minha opiniao a ciência pode explicar todo o universo, mas nós ainda nao podemos explicar toda a ciência.
Todos precisamos de acreditar em algo... uns na religiao outros na ciência.. serao dois conceitos assim tao diferentes ?

3 comentários:

Anónimo disse...

olá prima!! tens mt ke aprender..se kiseres dou.te umas aulas sobre blogs..bjs*** tava a brinkar tao mt fixes os artigos.!

O Meu Outro Eu Está a Dançar disse...

concordo! como meu pai diz ou ouviu alguém dizer: se nós fossemos triângulos, Deus teria três lados!
hã?...: ficou aqui a sugestão, a palavra chave..!*
MAria Pipóide és tu? espero que sim vou continuar a descer no blog e ver se és mesmo tu! beijos

Anónimo disse...

Pode ser que:
A ideia de Deus é universal e pré-histórica (já existe desde esses tempos)pelo que só existem de facto duas explicações racionais, ou Deus existe, ou existe algo que seja omnipresente (que esteja em todo o lado e seja imortal, duas das características mais comuns dos Deuses. Se excluíssemos a hipótese da existência de "algo" com essas características teríamos de reconhecer a existência de Deus.
Mas existe algo com essas características - o Universo - que é a resposta mais racional para a fabricação da ideia de Deus.